segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Saudades de outros tempos

Sim, os valores mudaram desde o tempo de nossos pais. A facilidade da comunicação, o acesso às novas tecnologias é diretamente proporcional aos relacionamentos descaratáveis e o individualismo. Cada dia, mais pessoas aprendem a lidar com a internet, falar com os que estão do outro lado do mundo, e ao mesmo tempo desaprendem a relacionar-se com os seres humanos, que estão ali, ao seu lado.
Tudo tem que ser muito rápido, assim como a internet banda larga. Assim como as coisas começam, elas acabam. As amizades e valores não têm mais sentido para quase ninguém. O respeito com a vida alheia e a consideração com seu próximo estão com os dias contados.

Ninguém mais acredita em fazer algo pensando no bem alheio, apenas em si mesmo. Os resultados precisam ser imediatos e outras experiências contam como fracassos, que tornam-se barreiras de relacionamentos.

Por isso que os psicólogos estão cada vez mais ricos, aliás essa é a profissão do futuro: ajudar as pessoas a achar seu próprio caminho, porque elas mesmas já não conseguem. A liberdade ganhou outro significado: egoísmo, que hoje já não tem uma definição, porque não se sabe mais o que pode ser feito ou não. Os valores e a ética também vão de cada um. Todos lutando pelo seu lugar ao sol, nem que tenham que fazer sombra para quem está ao lado.

Um brinde aos novos tempos. À cerveja. Aos psicólogos. E claro, ao egoísmo, que já impera no mundo. Bem que as aulas de inclusão digital poderiam ensinar o que é o amor é tudo ue precisamos. Saudades dos garotos de Liverpool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário